Luzia Carion Braz

Atriz, professora, fundadora e coordenadora do OBARA – Grupo de Pesquisa e Criação, no qual desenvolve pesquisa sobre a formação e atuação do intérprete criador. Bacharel em Comunicação pela FAAP e mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2004), onde realizou avaliação prática sobre sua pesquisa de aplicação da Técnica Klauss Vianna na iniciação ao treinamento do ator.

Durante o longo período de aprendizagem com o mestre Rainner Vianna, complementados com experiências com Klauss Vianna e Neide Neves, iniciou sua pesquisa sobre o trabalho corporal do ator. Paralelamente, estagiou com o Grupo Sunil Ensemble visando o aprofundamento da técnica da pesquisa antropológica no espetáculo e no ritual, na montagem do espetáculo Rituale, em Lugano, Suíça (1989).

Estudou no CPT, sob a direção de Antunes Filho (1993). Participou de oficinas com especialistas como: Stefano Vercelli (Laboratório de Pontedera/1994), Jerjy Grotowsky e Thomas Richards (1996), Jan Ferslev (Odin Teatret/1999), Kouyaté Sotigui (Théâtre des Bouffes du Nord/2004), Norberto Presta e Sabine Uitz (Centro de Produzione Teatrale Via Rosse/2006).