Bernardo Berro

 

 

Ator, Diretor e Produtor teatral formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especializado em Dublagem e Locução pela Central Dubrasil de Dublagem.

 

Como ator trabalhou em mais de dezoito espetáculos teatrais, dentre eles “Corpo consciente”, direção de Verônica Fabrini; “Fita verde no cabelo”, direção de Mario Santana; “Manifesto – Há um salão com mil janelas”, direção de Isa Kopelman; “Todos os que caem”, direção de Matteo Bonfitto; “O Inspetor Geral”, direção de Marcio Tadeu e “Q”, orientação de Matteo Bonfitto e Direção própria. Tendo feito parte de três Cias teatrais profissionais: Até que ponto Cia de Teatro, Cia Muda de Teatro e Cia Rapé de Teatro.

 

Como Diretor realizou cinco montagens de espetáculos, sendo eles: “Sonho de uma noite de verão” e “A megera domada”, de William Shakespeare; “Bora Improvisar”, do Grupo Marianeiros (UNICAMP);  “Q”, pela Cia Muda de Teatro; “Taí: Carmen Miranda”, em andamento; e “A Gaivota”, de Anton Tchekhov, em andamento, pela Cia Rapé de Teatro. Além disso acompanhou como Assistente de Direção vários espetáculos na UNICAMP. Membro do Núcleo de Dramaturgia do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP.

 

Possui pesquisa na área de Voz para o Ator desde 2008, estudando os mecanismos que envolvem a conexão corpo-voz e principalmente o emprego da voz do ator em cena. Atualmente foca, alem da pesquisa de Voz do Ator, nos elementos do trabalho vocal do Professore, analisando o professor como um verdadeiro ator dentro da sala de aula.

Já foi preparador vocal de vários espetáculos pelas Cias: Cia Chá de Teatro (Campinas), Até que ponto Cia de Teatro (Campinas), Honesta Cia de Teatro (Campinas), Segundo Encontro (Campinas, Cia Muda de Teatro (São Paulo) e Cia Rapé de Teatro (Campinas).

 

Ministra aulas de Voz experimental na UNICAMP, buscando a conexão da voz do ator no trabalho com o texto. Como professor já ministrou diversas Oficinas sobre o trabalho vocal do ator, explorando os elementos da expressividade vocal e buscando analisa-los do ponto de vista prático.