3 Motivos para você e seu filho começarem a fazer teatro hoje mesmo.

Quem não fica boquiaberto quando um ator renomado dá show nas telonas? Ou um humorista de stand up te faz perder o ar de tanto rir? Ou ainda quando uma criança encanta com a suavidade e inocência na interpretação na peça da escola? A realidade é que todos nós nos encantamos com o talento, porém poucos sabemos que todos temos um pouquinho de artistas em nossas vidas.

Dentro de cada um de nós está um ator escondido, um palhaço engravatado ou um cantor de ópera de chuveiro, esperando o momento certo para dar o ar da graça. E sabe o que mais, sabe essa criança que você tanto tem orgulho e vive babando por ela? Vulgo seu filho? Ele(a) é exatamente igual à você. Você é a referência de tudo para essa criança, seja no maior drama shakespeariano para tomar remédios, seja na comédia pastelão necessária para cada garfada do almoço inspirada em os trapalhões.
Independentemente de suas preferências artísticas e mesmo que você não queira se tornar um ator de sucesso, hoje nós trazemos para você 3 motivos para você e seu filho começarem a fazer teatro hoje mesmo.

1. Autoestima e equilíbrio

Lembra quando você era pequeno e na escola te “zoavam” por ser cabeçudo, magrelo de mais ou muito baixo? O famoso bullying é fonte de muitos problemas psicológicos na vida de crianças e adolescentes. Além de ser uma das principais causas para a depressão e de diferentes desordens tanto físicas quanto emocionais.

O teatro vai na contramão do bullying, nele a “desproporção” física se torna arma principal a favor da aceitação do próprio corpo. A vergonha em se expor dá lugar à vontade de ser aplaudido em um palco repleto de pessoas. E a autoestima, o amor e o orgulho próprio crescem como consequência disso tudo.

No teatro você aprende a trabalhar a mente e o corpo, levando à uma maior harmonia e mais equilíbrio, independente da idade do praticante.

2. Timidez e o Autoconhecimento

O teatro tem espaço para todos, até mesmo para os mais tímidos. Robin Williams era um ator fenomenal que fora das câmeras era extremamente tímido, assim como Meryl Streep e nossa querida apresentadora, atriz, modelo e all-in-one Fernanda Lima.

Crianças normalmente são mais tímidas por estarem aprendendo como se portar no convívio social. Já muitos adultos sofrem com aquele pavor de falar em público. Apresentações para altos executivos ou para muitas pessoas são tidas como um verdadeiro pesadelo.

E exatamente nesse ponto que o teatro é a melhor solução. A timidez não deve ser combatida e sim devemos entender o que a causa e como contorna-la. Nas aulas de teatro você embarca em uma jornada de autoconhecimento e aprende a criar um personagem próprio, através da encenação de outras vidas, ou melhor dizendo, através da interpretação de papéis.
Você aprende a se desvincular daquilo que está interpretando e cria diferentes versões de você mesmo. Assim quando você tem que apresentar algo para um grupo de diretores ou apresentar aquele trabalho de geografia tão chato, você pode colocar uma versão diferente de você mesmo para fazê-lo.

O teatro te dá as ferramentas e te provoca a pensar de formas diferentes, te levando a contornar a timidez de maneiras criativas e eficazes.

3. Comunicação

Pode parecer óbvio o que vou dizer, mas o teatro tem como pilar principal a comunicação. Porém não somente a comunicação falada, mas a comunicação como um todo.

Imagine uma peça de teatro onde ninguém se fala? Ou uma equipe de trabalho onde todos trabalham sozinhos? Ou ainda, um time de futebol composto por “fominhas”. Todas essas situações podem de fato trazer algum resultado, porém imagine todos eles trabalhando em harmonia e se comunicando, os resultados seriam extremamente maiores.

O Teatro te leva a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, a criatividade, habilidades corporais e tantas outras que são necessárias todos os dias de nossas vidas. E todas elas se baseiam em comunicação.

Ninguém se torna um bom ator sozinho e ninguém cresce em uma carreira dentro de uma empresa também sozinho. O teatro te proporciona maior compreensão e te dá ferramentas para lidar com conflitos, aumenta sua empatia e te faz enxergar diferentes ângulos para uma mesma história.

A comunicação é a chave para o sucesso, seja você porteiro de um prédio, CEO de uma empresa ou aluno da 5ª série.

Benefícios que as aulas de teatro podem proporcionar em sua vida são incontáveis, já os malefícios, esses não existem. Acredite em você mesmo, dê uma oportunidade para o artista que mora em você, garanto que você passará a enxergar a vida de outra forma. E quem sabe seu filho não se torna o próximo Leonardo DiCaprio.

Foto: Victor Lemini